X

Domingo de decisão no Brasileirão juvenil

Sábado, 19 de julho 2008 às 21:00:42 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O domingo será decisivo para os jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil na Capital Federal. A partir das 09 horas, os finalistas do torneio que tem maior pontuação para efeitos de ranking nacional vão começar as disputas pelos títulos de campeões das categorias entre 12 e 18 anos masculino e feminino. Neste sábado já foram conhecidos os primeiros finalistas do segundo torneio do “Mês do Tênis de Brasilia”, evento que terá duração durante todo o mês de julho, no Clube do Exército.

A briga pelo troféu de campeã brasileira dos 12 anos promete emoção dentro e fora das quadras, já que as amigas Luana Trautwein, de Santa Catarina, e Carolina Alves, de São Paulo, vão brigar pelo título inédito. Embaladas, as amigas também foram adversárias na final da Copa das Federações e Luana levou a melhor ao ajudar o Estado de Santa Catarina levar o troféu para casa.

A cena se repete na final do Brasileirão. Neste sábado Luana aplicou um duplo 6/0 em cima de Mariana Humberg (SP) e terá de decidir o título com sua amiga Carolina, responsável pela queda de Isabela Camargo (SC), com parciais 6/1 e 6/3. “ O jogo de hoje foi difícil e no começo eu estava bem nervosa. Depois eu investi na minha tática e consegui aplicá-la no jogo inteiro”, disse Carolina Alves, que está preparada para separar o lado emocional.“ A gente deixa a amizade de lado na hora do jogo, depois volta”, completou a sobrinha de Fernando Meligeni.

Entre os meninos, Rafael Matos está apenas a um passo do bicampeonato. Diante de Antonin Haddad(SP), o gaúcho avançou à final com parciais 6/4 e 6/2.

“ Estou bem feliz de conseguir, pela segunda vez seguida, chegar na final do Brasileirão”, disse Matos, que declarou ser fã incondicional do atual campeão de Wimbledon, além de ser o seu chará. “ Gosto muito do jogo de Rafael Nadal e sempre me inspiro nele”, completou o finalista, que terá pela frente Silas Cerqueira(BA).

Cabeça-de-chave número um, Cerqueira segue sem perder nenhum set na competição e assegurou vaga na final no confronto com Thiago Souza(MG). O Baiano vencia o jogo, com 6/4 no primeiro set, quando Souza torceu o pé e desistiu da disputa.

Na categoria acima, 14 anos, a briga será entre a Bruna Magalhães(RJ), principal favorita ao título, e Jornada Peres(SC), que sagrou-se campeã dos 12 anos na edição anterior. Bruna começou o jogo nervosa, mas logo pensou na vitória. “ No início senti a pressão de uma semifinal, mas logo coloquei na minha cabeça que tinha que ganhar e consegui”, afirmou a carioca.

Já Jordana teve um jogo mais difícil, cedeu o primeiro set e, de virada, fechou com 1/6, 7/5 e 6/3 diante a companheira de treino, Mariah Plauth (SC). “ Até agora não sei como consegui virar. Quebrei o pulso e fiquei fora de competições por um bom tempo. Essa é a minha primeira final depois da minha recuperação”, declarou.

No masculino a briga pelo título será entre o segundo e terceiro pré-classificados. Vindo de Minas Gerais, Higor Silva, cabeça dois, bateu Felipe Garla, com parciais 6/3 e 6/2, e já tem encontro marcado com Thiago Monteiro (CE), atual campeão do torneio mais tradicional da América do Sul, o Banana Bowl. Thiago também teve um jogo fácil contra Felipe Gigliotti (SP), e fechou com as mesmas parciais do adversário deste domingo. “ Nunca cheguei em uma final de um brasileirão. Vou jogar amanhã com toda a minha garra e força de vontade”, afirmou o cearense.

Os jogos das demais categorias estão em andamento na quadras de saibro do Clube do Exército. Neste sábado ainda serão disputadas as finais de duplas dos 14, 16 e 18 anos masculino e feminino.

Os jogos que definem os campeões e vices do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil acontecem neste domingo, a partir das 09 horas, no Clube do Exército. Todos os jogos da quadra central são transmitidos ao vivo pelo site Tenisbrasil. A final dos 18 anos masculino será transmitida ao vivo pelo canal Sportv. A entrada no clube é franca.

Resultados parciais deste sábado, 19 de julho

Feminino

12 anos
Luana Trautwein (SC) d. Mariana Humberg (SP) 6/0 6/0
Carolina Alves (SP) d. Isabella Camargo (SC) 6/1 6/3

14 anos
Bruna Magalhães (RJ) d. Samantha Rego (SP) 6/3 6/1
Jordana Peres (SC) d. Mariah Plauth (SC) 1/6 7/5 6/3

Masculino
12 anos
Silas Cerqueira (BA) d. Thiago Souza (MG) 6/4 ret
Rafael Matos (RS) d. Antonin Haddad (SP) 6/4 6/2

14 anos
Higor Silva (MG) d. Felipe Garla (PR) 6/3 6/2
Thiago Monteiro (CE) d. Felipe Gigliotti (SP) 6/3 6/2
banner
banner
banner