X

Dumont vai à final de evento importante em Paris

Sábado, 12 de julho 2008 às 12:58:55 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O Brasil estará representado pelo tenista brasiliense Pedro Dumont (Seguros BRB / Clínica Villas Boas / Iate Clube / Vernet / Companhia Athletica), primeiro no ranking brasileiro e segundo no sul-americano da categoria 14 anos, na grande final do BNP Paribas Cup - Stade Français, em Paris.

O torneio foi criado em 1991 e é considerado o mais importante do calendário europeu para jogadores com idade entre 13 e 14 anos. Entre os campeões das edições anteriores estão nomes como o do argentino Guillermo Coria (1996), do chileno Fernando Gonzales (1994) e da belga Justine Henin (1994).

Para se ter uma idéia do feito de Pedro Dumont, tenistas consagrados do circuito mundial de tênis, como o cipriota Marcos Baghdatis e as revelações francesas Paul-Henry Mathieu, Gaël Monflis e Jo-Wilfried Tsonga disputaram as edições anteriores e jamais conseguiram chegar à final do BNP Paribas Cup. Richard Gasquet, que hoje faz a semifinal da Mercedes Cup, em Stuttgart, foi vice-campeão em 1999.

A vitória sobre o italiano Antonio Mastrelia por 2 sets a 1 (2/6, 6/1 e 6/2) na manhã deste sábado (12/7), pela semifinal, garantiu o lugar de Pedro Dumont na decisão do título. Ele enfrentará o egípcio, radicado na França, Karim Hossam, cabeça-de-chave número 9, a partir das 10h (5h no Brasil), neste domingo.

Nas quartas-de-final, o brasileiro venceu o norueguês Johan Skattum, cabeça-de-chave número 20, por 2 a 0 (7/5 e 6/3). Antes ganhou do belga Kimmer Coppejans, cabeça-de-chave número 14, por 2 sets a 1 (6/1, 6/7 e 6/1). Pedro Dumont disputará na semana que vem a Windmill Cup Carl Gantois, na cidade holandesa de Leeuwarden.

Pedro participará de quatro torneios na Europa antes de estrear no mundial da categoria 14 anos, de 4 a 9 de agosto, sediado pela segunda vez seguida em Prostejov, na República Tcheca. Ele é integrante da seleção brasileira que venceu o Sul-Americano, em maio, na Venezuela.
banner
banner
banner