X

Atuais campeões tentam o bi no Brasileirão

Quarta, 02 de julho 2008 às 12:15:27 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
A Capital Federal terá movimentação diária de tenistas de todas as regiões do Brasil durante o mês das férias escolares. Entre os dias 12 e 20 de julho a cidade de Brasília receberá mais de 500 jogadores das categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino, entre eles os atuais campeões brasileiros, que estarão em busca do bicampeonato do Brasileirão Infanto-juvenil, maior torneio da categoria do Brasil e que todos os anos reúne os líderes do ranking nacional.

Nesta edição, o Clube do Exército (primário) e Clube Naval de Brasília (secundário) serão os anfitriões dos tenistas provenientes de vinte e cinco estados diferentes: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Brasília, Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Tocantins.

Nos 12 anos, Rafael Matos busca a segunda conquista consecutiva, mas para repetir o feito o gaúcho terá difíceis confrontos pela frente, já que o baiano Silas Cerqueira e o paulista Antonin Haddad, números um e dois do ranking nacional respectivamente, também confirmaram presença no torneio que distribui pontuação máxima (Grupo A) para efeitos de ranking nacional. No feminino a vice-campeã do ano passado e dona do troféu de campeã dos 10 anos em 2006, Beatriz Maia (SP), junta-se entre à Luana Trautwein(SC), Carolina Alves (SP) Mariana Humberg (SP ), três primeiras da categoria.

Nos 14 anos Jordana Peres vai buscar título inédito na categoria, porém não o primeiro, já que no ano passado a paulista sagrou-se campeã dos 12 anos. Peres ainda tem a companhia das tenistas Bruna Magalhães(RJ), Mariah Plauth (SC), Giovana Patitucci, entre outras, enquanto os destaques na chave masculina vão ficar por conta de Hugo Dojas (SP), Thiago Monteiro (CE), Higor Silva (MG) e Felipe Gigliotti (SP).

Dona de três títulos nacionais nesta temporada e líder isolada dos 16 anos, a catarinense Rafaella Miller confirmou presença no mais tradicional torneio juvenil do país. A lista ainda conta com as tenistas de destaques no Brasil: Isadora Busch(SP), Flávia Araujo(SP), Priscila Garcia(PR) e Gabriela Ce (RS), entre outras. Entre os meninos, Guilherme Clezar(RS) e Henrique Tsukamoto(SP), tenistas que integraram o time brasileiro do Campeonato Sul-americano dos 16 anos e que conquistaram vaga para o Mundial da categoria, têm a companhia do segundo melhor colocado no ranking CBT, Eduardo Dischinger(RS), o atual campeão dos 14 anos, João Sorgi(SP), e mais 125 jogadores que confirmaram presença na lista de inscritos.

Os jogos da categoria que antecede o profissionalismo prometem emoções àqueles que se despedem do juvenil e partem nos próximos anos para o profissionalismo. A mineira Fernanda Faria e a paranaense Giovana Portiolli (PR) foram campeãs dos 16 anos (Faria em 2007 e Portiolli em 2006) e agora buscam o título dos 18 anos. Também estão estão na briga Juliana Pires (RS), Marina Lebrão (SP), Thaís Xavier(RS) e Luiza Sonnervig (SP), quatro das cinco melhores do ranking. Entre os meninos o gaúcho Fabrício Neis, o carioca Carlos Severino e o paulista que teve o privilégio de jogar com Pete Sampras no Grand Champions Brasil, Ídio Escobar, são os favoritos ao título da categoria mais importante do evento.

Além do título de melhor jogador de sua categoria no país, os vencedores dos 16 e 18 anos, masculino e feminino, vão ganhar wild cards na chave principal de um torneio da série Future no Brasil, já confirmado para o segundo semestre de 2008. Os vice-campeões das duas categorias também vão ganhar convites, só que para o qualifying de um desses torneios. A premiação de 12 e 14 anos, masculino e feminino, será um convite para disputar a chave principal de uma categoria acima em uma das etapas do Torneio Nacional, que contará pontos de Grupo 1 para o ranking brasileiro. Já os vice-campeões vão ganhar vagas na chave principal de um torneio de Grupo II, também em uma categoria acima.
banner
banner
banner