X
banner

Copa Davis começa sexta-feira

Quarta, 02 de março 2005 às 22:52:36 AMT

Link Curto:

Copa Davis
A Copa Davis é disputada desde 1900. Naquela ocasião houve somente um confronto, disputado entre Estados Unidos e Grã-Bretanha, na cidade de Boston. A vitória norte-americana foi o pontapé inicial para uma das mais emocionantes e tradicionais competições do tênis.

De lá para cá os americanos consolidaram sua hegemonia, com 31 troféus. A Austrália, porém, começa a ameaçar de longe essa liderança, com 28 títulos. Vale lembrar que os americanos não vencem desde 1995, e, nesse período, a Austrália levantou o caneco duas vezes.

Na final da Copa Davis do ano passado a Espanha recebeu em Sevilha os Estados Unidos. O placar final foi de 3 a 2 para os espanhóis, que conquistaram seu segundo título. A final foi decidida no quarto jogo, quando Carlos Moya superou Andy Roddick por 3 sets a 0.

O Brasil na Copa Davis tem como seus principais resultados 4 semifinais. Em 1966 o Brasil foi derrotado pela Índia, em 1971 pela Romênia, em 1992 pela Suíça e em 2000 pela Austrália. Em todas essas derrotas os brasileiros foram visitantes. O Brasil possui ainda 1 recorde em Copas Davis. Guga conseguiu a incrível quantidade de 47 aces em sua derrota para Daniel Nestor. A marca, porém, não constitui um recorde mundial, que pertence ao sueco Joachim Johansson que fez 51 aces no Aberto da Austrália esse ano.

A Copa Davis é um torneio que mudou bastante durante sua história. A principal mudança ocorreu em 1981, com a criação do Grupo Mundial. Esse grupo, desde sua primeira edição, é composto por 16 equipes que disputam o título. As outras nações disputam torneios continentais que podem garantir vaga nesse principal grupo.

O Grupo Mundial tem 8 confrontos na primeira fase. O campeão terá que vencer 4 vezes. Os perdedores da primeira fase disputarão uma repescagem com as equipes que vierem dos zonais. Quem vencer na repescagem se garante no Grupo Mundial e quem perder disputará os zonais em 2006.

Os 8 confrontos do Grupo Mundial, que acontecerão de sexta a domingo, serão: Eslováquia x Espanha; Suíça x Holanda; Austrália x Áustria; Argentina x Rep. Tcheca; Rússia x Chile; França x Suécia; Romênia x Bielorrússia; Estados Unidos x Croácia.

Os zonais são divididos em 3 continentes. Tem o Zonal Americano, o Zonal da Europa/África e o Zonal da Ásia/Oceania. Cada um desse 3 zonais é composto por 4 grupos. O Grupo Mundial e os Zonais I e II são disputados em 5 jogos em melhor de 5 sets. Uma das equipes do confronto joga em casa e escolhe o piso e o sistema é de eliminatória simples, sendo que os perdedores disputam novos confrontos para não cairem de grupo. Já os Zonais III e IV são bem diferentes. A disputa se dá no sistema de grupos (round rubin), com 1 ou 2 países-sede. Os confrontos são compostos por 3 partidas, 2 de simples e 1 de dupla, em melhor de 3 sets. Todos os jogos de um determinado grupo acontecem no período de 1 semana.

O Zonal da Europa/África I é composto por 10 equipes. Dessas 10, 4 irão à repescagem e 2 serão rebaixadas ao Zonal Europeu II. Os participantes desse grupo serão Sérvia, Zimbábue, Luxemburgo e Itália, que estréiam na primeira fase, além de Israel, Grã-Bretanha, Marrocos, Bélgica, Alemanha e África do Sul, que estão de bye.

O Zonal da América I tem 6 equipes, sendo que 2 irão para a repescagem e 1 será rebaixada. As equipes são Venezuela, Peru, México e Equador, que estréiam na primeira fase, além de Canadá e Paraguai que estão de bye.

O Zonal da Ásia/Oceania I terá 8 equipes, com 2 indo à repescagem e 1 sendo rebaixada. Os participantes são Tailândia, Paquistão, Taiwan, Japão, Indonésia, Usbequistão, China e Índia.

O Brasil disputará o Zonal da América II. Estreará contra a Colômbia fora de casa. Se passar enfrentará o vencedor de Bahamas e Antilhas Holandesas, que joga em casa. Do outro lado da chave Cuba recebe o Uruguai e Jamaica recebe a República Dominicana. Somente 1 equipe sobe e 2 caírão para o Zonal III.
banner
banner