X

Saibro tem o pior índice de abandonos de 2008. Federer é o maior sortudo

Sábado, 10 de maio 2008 às 11:43:38 AMT

Link Curto:

Federer - Estoril 08 II
As reclamações de Rafael Nadal e outros tenistas sobre o apertado calendário do saibro europeu na temporada procedem. Em pequisa realizada pelo Tênis News descobrimos que os eventos no piso lento são os com mais desistências em 2008. Dentr os jogadores, Roger Federer é o que conta com mais sorte.

Nesse ano a ATP apertou os torneios do saibro diminuindo em uma semana devido aos Jogos Olímpicos de Pequim em agosto e por causa de um torneio universitário de basquete (atrasou os Masters Series de Indian Wells e Miami).

Assim, torneios como Monte Carlo, Barcelona e Roma que tinham uma semana de descanso habitualmente, ficaram seguidos.

Barcelona, vencido por Rafael Nadal, é o evento campeão com seis abandonos, seguido pelos dois Masters Series de Monte Carlo e Roma com cinco. As competições que tem chave de 56 jogadores superam até o Aberto da Austrália, que tem uma chave maior que o dobro, 128 jogadores, e partidas de cinco sets, obtendo apenas quatro retiradas.

Além do mais, o torneio de Estoril, na primeira semana no saibro logo após o Masters de Miami, bate o recorde de desistências em competições com chave de 32 tenistas: três baixas. O total de abandonos no saibro já alcança a marca de 19 em apenas cinco torneios, superando todo o restante da temporada que teve 17 em 19 competições.

Federer, o sortudo - O número 1 do mundo, Roger Federer, é o tenista que mais se beneficiou dentre os primeiros do mundo pelas retiradas dos oponentes. Ao todo Federer venceu três jogos sem precisar disputar o match-point. Um deles foi de W.O contra o alemão Tommy Haas nas quartas de final em Indian Wells. Outro valeu o título na decisão em Estoril quando vencia 7/6 1/2. E o último valeu vaga na decisão de Monte Carlo quando viu Novak Djokovic se sentir indisposto no segundo set.

Lista de desistências por torneios:

Barcelona (saibro europeu) - 6
Monte Carlo (saibro europeu) - 5
Roma (saibro europeu) - 5
Australian Open - 4
Estoril (saibro europeu) - 3
Buenos Aires - 2
Las Vegas - 2
Doha - 2
Zagreb - 1
Viña del Mar - 1
Sydney - 1
Indian Wells (Masters Series) - 1
Miami (Masters Series) - 1
Delray Beach - 1
San Jose - 1
Adelaide - 0
Munique (saibro europeu) - 0
Chennai - 0
Auckland - 0
Houston - 0
Costa do Sauípe - 0
Acapulco - 0
Roterdã - 0
Dubai - 0
banner
banner