X

Federer conta com abandono de Davydenko e vence 1o. título em 2008

Domingo, 20 de abril 2008 às 13:05:00 AMT

Link Curto:

Federer - Campeão Estoril 08
Finalmente saiu o primeiro título de Roger Federer em 2008. Depois de ficar devendo em quatro torneios, o número 1 do mundo levantou a taça no ATP de Estoril em Portugal no saibro ao contar com a desistência do russo Nikolay Davydenko, quarto do mundo, quando vencia 7/6 (7/5) 1/2 com uma quebra abaixo no segundo set.

O primeiro set foi longo, durou 1h01min, e disputado. O suíço começou mais consistente no serviço e na devolução obtendo ao todo cinco chances de quebra até o quinto game. Mas o russo teve força mental para se salvar e manter o saque. Em seguida foi a vez de Davydenko ter duas chances no sétimo game e mais uma no nono e 11o., perdendo dois set-points. Depois de perderam muitas chances os dois foram ao tie-break. Federer começou com tudo, abriu duas mini-quebras e 5 a 1. Davydenko não se deu por vencido e empatou 5 a 5. Mas eis que surgiu o poder do número 1 para marcar dois pontos seguidos e vencer o set no saque do adversário por 7/6 (7/5).

No intervalo dos sets Davydenko pediu atendimento médico e depois de demora voltou com tudo para abrir 2/1 com uma quebra. Mas na virada de games ele não aguentou e desistiu com uma lesão na perna.

Davydenko vinha em sua quarta semana seguida de torneios após vencer em Miami com seis jogos, ajudar a Rússia a passar para as semifinais da Copa Davis e ainda disputar o torneio português. Durante a semana em Estoril ele havia pensado em desistir em vitória sobre o francês Marc gicquel nas quartas de final.

Com isso Federer desencanta em 2008 e fatura o primeiro troféu. De quebra conquista o 54o. troféu em sua 71a. final. É também o sétimo torneio vencido no piso lento.

Ele vai somar 175 pontos pela conquista e vai se distanciar do espanhol Rafael Nadal no ranking.
banner
banner