Pouco mais de três meses já se vão e a temporada 2008 já apresenta 15 diferentes campeões de os dois principais tenistas, Roger Federer e Rafael Nadal, ainda sem comemorar uma conquista.
O sérvio Novak Djokovic, número três do mundo, é um dos cinco que venceram duas vezes esse ano ao lado de Andy Roddick, Andy Murray, Nicolas Almagro e Michael Llodra.
Djokovic lidera a Corrida dos Campeões pelo simples fato de vencer dois das três maiores competições até agora: Aberto da Austrália e Indian Wells.
O sérvio tem 17 vitórias e quatro derrotas no ano e se encontra a frente do americano Roddick mesmo que o americano tenha um recorde de 19-4. A resposta está nas conquistas menores de Andy que faturou Dubai e San Jose.
Andy Murray teve um grande início de ano com 10 a 1 no retrospecto, mas não esteve em seu melhor nas últimas quatro competições com recorde de 4-4.
Enquanto isso, Almagro se deu bem no saibro da América Latina vencendo em Acapulco e Costa do Sauípe, e Llodra levantou o caneco em Adelaide e Roterdã.
Três tenistas puderam saborear a primeira conquista da carreira. O japonês Kei Nishikori, jovem de 18 anos, foi o vencedor em Delray Beach após furar o quali e teve o maior salto entre os 125 melhores indo de 281º para o 118º posto.
O americano Sam Querrey faturou em Las Vegas seu primeiro caneco sobre o qualifier e novato Kevin Anderson e em Zagreb a surpresa ficou por conta do lucky-loser Sergiy Stakhovsky e acumulou um salto superior a 100 lugares se posicionando em 126º.
Pelo menos 10 tenistas deram saltos superiores a 40 postos entre os 125 melhores. Veja abaixo a lista fornecida pela ATP: