A vaga na terceira rodada de Wimbledon conquistada nesta quarta-feira fez com que João Fonseca quebrasse um tabu no torneio mais tradicional do esporte de 22 anos sem um brasileiro na terceira rodada.
Entre em nosso canal do Whatsapp!
Ele derrotou o americano Jenson Brooksby, 101º colocado, por 3 sets a 1 com parciais de 6/4 5/7 6/2 6/4 após 3h13min de duração e se garantiu na terceira rodada de um Grand Slam pela segunda vez seguida igualando seu feito do Aberto da França no mês passado.
Agora a meta será quebrar novo tabu do tênis masculino brasileiro. Desde Roland Garros em 2010 que não temos nenhum homem em simples nas oitavas de final de um Major, os quatro maiores torneios do mundo. Na ocasião, Thomaz perdeu para Rafael Nadal.
De lá para cá, Bellucci alcançou a terceira rodada em Wimbledon em 2010, em Paris mais uma vez em 2011 e esta mesma fase no US Open de 2015. Thiago Wild fez terceira rodada em Paris em 2023 e Thiago Monteiro obteve o mesmo resultado em 2020.
Pelo top 50
A vitória vai colocando João como o 46º do mundo agora com 1116 pontos com os 100 somados pela terceira rodada. A vaga ainda não está confirmada uma vez que há muitos tenistas ainda na disputa do evento e que jogarão challengers semana que vem (nova atualização oficial somente no dia 14).
Com mais um triunfo viriam mais 100 pontos que aí garantiriam a vaga do brasileiro entre os 50 melhores podendo ficar até perto dos 40 do ranking.