O canadense Felix Auger Aliassime, 21° da ATP, precisou de 2h18 para superar o croata ex-top 5 e atual 187°, Marin Cilic, e se garantir nas semifinais do ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sua quarta semifinal na temporada.
Jogando com confiança, o canadense campeão este ano em Montpellier (França) e Adelaide (Austrália), Aliassime fechou o placar em 6/4 3/6 6/2 tendo disparado 13 aces a três de Cilic, que cometeu quatro duplas-faltas a duas do canadense, que venceu 77% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 76% de aproveitamento do croata.
Na entrevista em quadra, Aliassime comentou a vitória: "Foi um jogo difícil, mas isso era esperado. Marin é um grande campeão do nosso esporte e um dos jogadores mais consistentes de sua era, então, é sempre difícil de enfrentá-lo. Se fôssemos olhar ao confronto direto entre nós, ele estava à frente e me massou quando eu estava entrando no circuito. Esta foi minha segunda vitória diante dele e nunca é fácil, é muito tempo correndo em quadra. Estou feliz que veio para o meu lado".
Questionado sobre como é estar em sua quarta semifinal no ano, o canadense ponderou: "Tem sido um ótimo começo. Há todo um trabalho por trás, mas também a questão da oportunidade e um pouco de sorte. Esta semana, vencendo três jogos em três sets, incluindo virada, então estar forte mentalmente e bem fisicamente. Hoje em dia todo mundo joga muito bem e a margem é muito pequena, então estou feliz de alcançar isto".
Na semifinal, Aliassime encara o francês Quentin Halys, 77°, que venceu o italiano Luca Nardi, 79°, com placar de 2/6 6/3 7/6 (7-5).