Medias
Medias

Baianos brigam por vaga na final do 39º Bahia Juniors Cup em Salvador

Compartilhe:

Dois baianos se classificaram, nesta quinta-feira, para a fase semifinal da categoria 14 anos na 39ª edição do . A competição é uma das mais tradicionais e mais importantes eventos do do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional, realizada no Clube Bahiano de Tênis. Foto: Gabriela Bettoni / Crédito: Thiago Patmalat

O evento vai até o dia 17 e tem a parceria com a SUDESB e a SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. A entrada é gratuita.

Felipe Argolo derrotou o terceiro favorito, Francisco Chiaratti, por 6/2 6/1 e encara o principal favorito, Kilian Postigo. No feminino, Gabriela Bettoni passou por Maria de Alencar por 6/2 6/1 e terá pela frente a quinta favorita, Helena Silva. A categoria oferece pontos no ranking sul-americano do Cosat.

Nos 18 anos, o dia definiu os últimos classificados para as quartas de final. João Lago, favorito no , derrotou Mateus Nogueira por 6/1 6/2 e enfrenta o americano Joshua Golden que derrotou o sexto favorito, o santista Bruno Malacarne, por 7/6 (7/3) 6/3. O outro duelo será entre os brasileiros Matheus Napoli, quarto favorito, e Henrique Queiroz. No feminino, a argentina Lara Quaglia derrotou a brasileira Larissa Brasil por 4/6 6/3 6/3 e encara Gabriela Cho.Livia Daud e Isadora Sigrist duelam no outro confronto.

Nesta sexta todos os atletas da categoria brigam por vaga na semifinal com para o baiano Victor Rocha que pega o cuiabano de 14 anos, Livas Damázio, campeão em Foz do Iguaçu (PR) e vice em Itajaí (SC). No feminino, a eslovaca Yasmin Vavrova encara a brasileira Maria Paula e as favoritas Yasmin Costa e Beatriz Rodrigues se enfrentam.

Os jogos do torneio mundial ITF começam às 11h no feminino e 12h30 no masculino. As demais categorias terão início a partir das 8h.
 

O evento tem cerca de 280 atletas de seis países. Além do Brasil estão representadas a Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo. 

 
O Bahia Juniors Cup está entre os três maiores juvenis do país. A categoria mundial até 18 anos terá a valiosa pontuação J100, que será jogada entre os dias 9 e 17 de novembro. O qualifying será disputado entre os dias 9 e 10 e a chave principal a partir de segunda-feira, 11, assim como as categorias 16 e 14 anos, que distribuem pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat . As categorias 12 anos e Tennis Kids, que distribuem pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, serão jogadas entre os dias 13 e 17.  

 
 
O Bahia Juniors Cup é um grande celeiro de talentos do Tênis brasileiro. Foi o palco da primeira conquista juvenil de João Fonseca, em 2021, aos 15 anos de idade. O atleta faturou o US Open juvenil no ano passado e hoje desponta como um dos maiores talentos do tênis mundial. 

 
Em 2017, Thiago Wild foi campeão do torneio também no Bahiano de Tênis, em final contra Sebastian . Wild foi campeão do US Open juvenil em 2018 e hoje é o número 1 do Brasil no profissional, 80º do mundo e mais jovem brasileiro a vencer um torneio ATP, em , no , em 2020.  

 
A competição ainda teve Gustavo Kuerten campeão na categoria 16 anos em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento. Outros nomes revelados foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros. 

 
 
A 39ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da SUDESB e a SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. . O evento teve a chancela da Federação de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?