A norte-americana Coco Gauff, terceira da WTA, tornou-se a mais jovem finalista do WTA Finals após conquistar uma boa vitória diante da número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, e encara a chinesa Qinwen Zheng, 7ª, em busca de título inédito.
Com uma boa campanha no WTA Finals, somando vitória diante da vice-líder da WTA, a polonesa Iga Swiatek, na fase de grupos, Gauff encarou 1h51 de duelo para superar a melhor tenista da atualidade com placar de 7/6 (7-4) 6/3 tendo convertido os três aces do jogo, disparado o mesmo número de bolas vencedoras de Sabalenka, 14 e cometido 27 erros não-forçados contra 47 da bielorrussa.
A partida foi marcada por um início equilibrado com as duas tenistas se pressionando e trocando quebras entre os 3º e 4º games, o jogo seguiu e Sabalenka voltou a estar à frente do placar rompendo o serviço de Gauff no 11º game, mas não sustentou saque e viu a disputa ir para o tiebreak, em que errando menos, Gauff abriu 6-1 e administrou.
No segundo set, a americana viu a bielorrussa se complicar, assim abiu 4/1 com dias quebras e dali em diante nenhuma das tenistas confirmou mais do saque no jogo e com a vantagem no placar, Gauff garantiu a vitória.
Mais jovem finalista do Finals desde Caroline Wozniacki em 2010, Gauff encara a campeã olímpica Qinwen Zheng na grande final. A campeã do torneio receberá US$ 4,8 milhões, a maior premiação individual da história do tênis feminino.