O brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, está na disputa por uma vaga no Next Gen Finals, torneio que reúne os melhores tenistas até 20 anos no final do ano em Jeddah, na Arábia Saudita.
Leia mais
João Fonseca vira Nº 3 do Brasil e adia retorno às quadras
Fonseca hoje é o sexto melhor tenista no ranking que leva para o torneio na Arábia Saudita, com 365 pontos. O Next Gen Finals classifica os sete melhores e distribui um convite para um tenista local. Ou seja, o brasileiro está próximo do limite para a classificação.
O jovem carioca não jogou nesta semana e também desistiu do Challenger de Roanne, na França, no piso duro e coberto, na próxima semana. Ele ainda está inscrito em Olbia, na Itália, na semana do dia 14, e está como alternate nos ATPs 500 da Basileia, na Suíça, e Viena, na Áustria, na semana do dia 21.
Enquanto isso, o norte-americano Learner Tien, que hoje é o sétimo colocado para o Next Gen Finals, soma 336 pontos no ranking e segue na disputa do Challenger de Tiburon, nos Estados Unidos. Se for campeão, ele sobe para 405 pontos e ultrapassa Fonseca.
O primeiro tenista hoje fora da zona de classificação é Coleman Wong, de Hong Kong, que perdeu na primeira rodada do Masters 1000 de Shanghai e tem 305 pontos.
O Next Gen Finals ocorre entre os dias 18 e 22 de dezembro e já serve como preparação para a temporada de 2025.