X

Brasil termina Mundial de 16 anos em 4o. lugar

Segunda, 01 de outubro 2007 às 15:30:01 AMT

Link Curto:

Tênis Juvenil
O Brasil não teve um bom fim de semana no Campeonato Mundial de 16 anos. Depois de terminar o Grupo 3 como líder e chegar às semifinais, os brasileiros sofreram dois revezes seguidos, e terminaram a competição em quarto lugar na classificação geral. Durante a semana, a equipe formada por José Pereira Jr., Bernardo Lipschitz e Ídio Escobar, e pelo capitão Renato Messias, havia conseguido 100% de aproveitamento em seu grupo, batendo a China (2x1), a Finlândia (2x1) e até mesmo os favoritos EUA, na decisão do grupo (2x0). Porém, desde o sábado a sorte brasileira se inverteu.

Nas semifinais, o Brasil precisava derrotar a Argentina para conseguir sua melhor colocação na história do Mundial de 16 anos. Era a revanche da final do sul-americano, quando os brasileiros levaram o título. Porém, a equipe brasileira não conseguiu repetir o desempenho da primeira fase da competição e, com o cansaço aparente, deu adeus ao sonho da final: 2x0 Argentina.

Restava a disputa pelo terceiro lugar da Junior Davis Cup, neste domingo. Mas os brasileiros novamente perderam, desta vez para o Taipei, por 2 a 1, terminando a competição sem igualar o terceiro lugar de 2006. Na decisão do título, a Austrália eliminou a Argentina por 2 a 0, sagrando-se campeã.

A equipe do capitão Renato Messias entrou em quadra precisando definir o confronto nas partidas de simples, para não depender de vitória contra a forte dupla de Taipei, formada por Chung Su Chen e Tsung Hua Yang.

Por isso, Ídio Escobar partiu pra cima de Su Chen na primeira partida, virando o confronto e marcando o primeiro ponto para o Brasil: 3/6 6/0 6/2. José Pereira Jr., porém, não conseguiu ameaçar Hua Yang na segunda partida, perdendo por 7/5 e 6/0. A decisão foi para as duplas, e o favoritismo de Taipei se confirmou: duplo 6/2 e terceiro lugar.

"Sabíamos que era preciso vencer as duas partidas de simples pois eles tem uma dupla fortíssima. Venceram tranquilamente, não tivemos nenhuma chance de ganhar o jogo", lamentou o capitão Renato Messias.

A Junior Davis Cup Under 16 foi disputada nas quadras de saibro de Reggio Emília, na Itália.

Decisão do Terceiro Lugar:
Taipei 2 x 1 Brasil
Ídio Escobar (BRA) (3) d. Chu Su Chen (TAP) (2) 3/6 6/0 6/2
Tsung Hua Yang (TAP) (1) d. José Pereira Jr. (BRA) (1) 7/5 6/0
Tsung Hua Yang (TAP) (1)/ Chu Su Chen (TAP) (2) d. José Pereira Jr. (BRA) (1)/ Ídio Escobar (BRA) (3) 6/2 6/2

Colocações finais da Junior Davis Cup Under 16:
Campeã: Austrália
Vice-campeã: Argentina
Terceiro Lugar: Taipei
Quarto Lugar: Brasil

Fonte: Imprensa CBT
banner
banner