O francês Gael Monfils, 20º da ATP, fechou a programação da Margaret Court com uma sólida e rápida vitória sobre o cazaque Alexander Bublik, 37º, e encara o chileno Cristian Garin, 19º, que vem de batalha de 4h35.
Tendo aperto a temporada com o título em Adelaide, na primeira semana do ano, Monfils entrou confiante e precisou de 1h29 para fechar o placar em 6/1 6/0 6/4 tendo convertido 11 aces contra quatro de Bublik que cometeu 39 erros não-forçados contra 9 do francês, que disparou 34 bolas vencedoras contra 25 do cazaque.
Dominando todos os pontos da quadra, Monfils jogou solto, já nos primeiros games aplicou um grand-willy lindíssimo (vídeo abaixo) e pressionou bem o adversário, trabalhou forçando saque abriu 5/1 com quebras no 2º e 6º games e fechou a primeira etapa.
O segundo set foi dominado pelo francês, que abriu quebrando e assim aplicou o pneu e forçou o terceiro set. Nele, bublik encaixou melhor o saque e também a devolução, mas não apresentou muita resistência, foi quebrado no 7º game e viu o rival administrar.
Em busca de vaga nas oitavas de final em Melbourne, Monfils encara um cansado Cristian Garin que encarou 4h35 para vencer o espanhol Pedro Martinez, 61º, em 6/7 (1) 7/6 (4) 2/6 6/2 6/2.
Monfils e Garin já se enfrentaram uma vez no circuito profissional, pela ATP Cup 2020, com vitória do francês.