Roger Federer, número oito do mundo, realizou, nesta sexta-feira, seu primeiro treino na grama, em Halle, na Alemanha, torneio pelo qual soma dez títulos. ele não jogava no piso desde a final de Wimbledon em 2019 quando perdeu match-points contra Novak Djokovic.
O suíço, que ontem foi homenageado pelo torneio com um bolo, bateu bola com o japonês Kei Nishikori, ex-top 5 do mundo.
Federer desistiu nas oitavas de Roland Garros para poupar físico e dar tudo na superfície que onde tem mais chances de conquista. Ele conhecerá a chave do evento neste final de semana.
"Treinar na grama é sempre divertido, muito natural. Continuo levando as coisas com calma. O joelho sempre precisa de cuidados especiais, e vou tentar aumentar o ritmo um pouco mais esta tarde ou amanhã", disse Federer em entrevista para a ATP: "Estou otimista, acho que vou me adaptar bem à mudança da superfície e terei boas sensações. Também estou satisfeito com a recuperação do meu físico depois de Paris."
"Estou muito, muito feliz por voltar a Halle para jogar um dos meus torneios favoritos. Sempre adoro voltar aqui. É um ambiente familiar, que traz belas lembranças. E é um torneio importante na minha carreira porque sempre me mostrou o caminho para ter sucesso em Wimbledon. "
“Ljubicic disse-me no último treino que 'é incrível como acerto a bola na grama'. E a realidade é que me parece muito simples. As minhas forças são acentuadas nesta superfície: do slice ao ato de rebater rápido a bola", disse ele.
Sobre confiança para vencer Wimbledon, ele seguiu: "Não sei se o objetivo número 1 desta semana é vencer o torneio porque não lutei o suficiente para chegar aqui com essa expectativa clara. Em qualquer caso, a prioridade é chegar saudável e em plena forma para Wimbledon. Estou curioso para ver do que sou capaz e a verdade é que tenho um bom pressentimento sobre as minhas opções", concluiu.
Nice practice with @rogerfederer today in @ATPHalle👍. https://t.co/uLBRtWCbow pic.twitter.com/yjpoIm35jf
— Kei Nishikori (@keinishikori) June 10, 2021