A tenista russa Anastasia Gasanova, número 292 do mundo, deu a surpresa do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, neste sábado. A qualifier superou a ex-número 1, a tcheca Karolina Pliskova, e garantiu vaga nas oitavas de final.
Gasanova dominou a rival marcando 6/2 6/4 em 1h12min em seu primeiro jogo contra uma top 100 na carreira. Ela se mostrou incrédula: "Não era eu na quadra. Estava tão confiante em mim mesma. Estou muito feliz agora", disse a tenista de 21 anos que faz sua estreia em um WTA. Ela tinha derrotado na estreia a ex-top 25, a alemã Mona Barthel.
Foram 18 bolas vencedoras e 15 erros da russa contra 28 erros da cabeça 3 do torneio: "Estou muito surpresa, mas quando acordei hoje, pensei 'porque não ? Por que não posso vencer essa partida ?'", disse: "Na verdade pensei que perderia no quali ou algo do tipo e seguir me puxando, como, eu preciso da vitória e quero vencer".
"Tenho o objetivo de ser top 200 em 2021 na verdade. Não sei e consegui isso hoje, mas é o objetivo. E jogar contra uma top 10 é uma oportunidade boa para mim, grande chance de mostrar como jogo".
Foi a primeira derrota da sexta do mundo para uma jogadora fora do top 50 desde o torneio de Pequim no fim de 2019 contra Jelena Ostapenko (73 do mundo na época).
Gasanova pega a espanhola Sara Sorribes neste domingo por vaga nas quartas de final.