Por Ariane Ferreira - Laura Pigossi, número 2 do Brasil e 129ª do mundo, saiu em vantagem no confronto diante da Argentina Solana Sierra, 154ª, mas levou a virada no primeiro jogo, na disputa valendo vaga nos Playoffs da fase de Grupos das Finais da Billie Jean King Cup.
Crédito: Luiz Candido |CBT
Sierra precisou de 2h18 para virar o placar em 4/6 6/1 2/6 tendo disparado 32 bolas vencedoras a 12 da brasileira, que converteu o único ace da partida e cometeu o mesmo número de aces não-forçados da algoz, 30.
A partida começou com as duas tenistas tentando se defender bem. Enquanto Sierra tentou a tática de encurtar pontos, a brasileira alongou o máximo que pode e assim, as tenistas foram se pressionando e vencendo pontos nos games uma da outra. Pigossi chegou a tomar a iniciativa de jogar dentro de quadra, perto da rede, mas levou algumas passadas da adversária que trabalhou bem com forehand.
A primeira quebra da disputa chegou apenas no 6º game, quando a argentina decidiu sacar empurrando a brasileira da linha de base e buscou definir. Pigossi contou com erro não-forçado de Sierra e fez dois grandes pontos buscando entrar em quadra. A brasileira chamou a torcida, pediu barulho e abriu 5-2, tendo salvo breakpoint com saque em top-spin.
A vitória no primeiro set deu à brasileira mais confiança de tentar pressionar o backhand da argentina, que após conversa com a capitã Florencia Labat, buscou trabalhar buscando definições com forehand em cruzadas desde a linha de base.
Pressionada pela adversária, que trabalhou muito bem desde a linha de base, Pigossi lutou para salvar o segundo breakpoint do 4º game bela bola de forehand, levantou o público, mas acabou quebrada vendo Sierra abrir 5-1, com uma tática de deixar a iniciativa do jogo nas mãos de Pigossi, que sofreu sua segunda quebra ao cometer dupla-falta e game cheio de erros não-forçados.
A brasileira utilizou o intervalo do terceiro set para ir ao vestiário, mas voltou ainda cometendo alguns erros e saiu quebrada e viu Sierra abrir 4-0 quebrando o saque da paulistana de zero e confirmando sem susto a sequência. Laura Pigossi sofreu, brigou muito e furou a possibilidade de pneu dano esperanças aos torcedores. No 6º game da disputa a brasileira chegou a ter dois breakpoints, mas cometeu erro com backhand em um e bateu a bola fora na paralela para ver Sierra confirmar.
Na sequência do confronto, a paulistana Beatriz Haddad Maia, número 1 do país e 17ª da WTA, encara Jasmin Ortenzi 274ª.
Detalhes do ambiente do jogo
Com presença do público abaixo as expectativas de um Ginásio do Ibirapuera lotado tal como foi no confronto diante da Alemanha no início do ano, o carisma de Laura Pigossi com a torcida brasileira fez um ambiente intenso em apoio a paulistana, sensação entre as crianças, porém respeitoso com a adversária.
A equipe Argentina entrou em quadra para a cerimônia o som da cumbia “Pa la Selección” da dupla de cumbia La T y la M, composta especialmente para apoiar a seleção Argentina de futebol durante a Copa do Qatar. O Brasil não escolheu música específica.