Dois baianos garantiram classificação para as oitavas de final da 39ª edição do Bahia Juniors Cup. Foto: Victor Rocha / Crédito: Thiago Parmalat
A competição é uma das mais tradicionais e mais importantes eventos do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional, realizada no Clube Bahiano de Tênis. O evento vai até o dia 17 e tem a parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. A entrada é gratuita.
Victor Rocha estreou com o pé direito na categoria mundial até 18 anos ao superar o brasileiro Lucas Moscatto por 6/2 6/1 e enfrenta Nicholas Carneiro. A jovem de apenas 13 anos, Nathalia Tourinho, neta de Luis Tarquínio, um dos idealizadores do Bahia Juniors Cup e ex-presidente do Clube Bahiano de Tênis, foi superada pela terceira brasileira, Yasmin Costa por 2/6 6/3 6/1. Tourinho nasceu em São Paulo, mas é de família totalmente baiana e tem título na categoria 14 anos no ano passado no evento. Na categoria 14 anos, Felipe Argolo avançou ao derrotar o quinto favorito João Sanchez por 6/0 6/2 e enfrenta Lucas Yoshida. O torneio na categoria conta pontos no ranking sul-americano do Cosat.
Na chave masculina dos 18 anos destaque também para o triunfo do jovem de 14, Livas Damázio. O cuiabano vice-campeão mundial na categoria e primeiro sul-americano nascido em 2010 a vencer um torneio ITF, em Foz do Iguaçu (PR), e finalista em Itajaí (SC), passou por Diego de Brito por 6/3 6/0 e encara o americano Reed Smith ou o qualifier Eduardo Trovo. O principal favorito, João Lago derrotou Washington Junior por 7/6 (7/4) 7/5 e enfrenta Mateus Nogueira.
Na chave feminina, a argentina Lara Qualia, cabeça de chave 2, avançou ao bater a brasileira Mariana Gomes por 6/1 6/2 e enfrenta Larissa Brasil. Campeã de Foz do Iguaçu e vice no Rio de Janeiro, a carioca Clara Elkind derrotou Luiz Kohn por 6/0 7/5 e enfrenta Livia Daud.
O evento tem cerca de 280 atletas de seis países. Além do Brasil estão representadas a Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo.
O Bahia Juniors Cup está entre os três maiores juvenis do país. A categoria mundial até 18 anos terá a valiosa pontuação J100, que será jogada entre os dias 9 e 17 de novembro. O qualifying será disputado entre os dias 9 e 10 e a chave principal a partir de segunda-feira, 11, assim como as categorias 16 e 14 anos, que distribuem pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat . As categorias 12 anos e Tennis Kids, que distribuem pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, serão jogadas entre os dias 13 e 17.
A 39ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. . O evento teve a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.