X

Nadal: 'Sei de tudo que passei e o quanto foi difícil para eu voltar'

Terça, 16 de abril 2024 às 14:30:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O espanhol Rafael Nadal, ex-número 1 do mundo e atual 644º, conversou com os jornalistas pouco mais de 1h após conquistar sua primeira vitória no saibro após 1 ano e 10 meses ao superar o italiano Flavio Cobolli, 62º, na estreia em Barcelona.



Leia mais

Nadal domina italiano na estreia em Barcelona e encara Minaur

"Um bom começo, depois de meses, quando você volta, as dúvidas não são sanadas no primeiro dia, especialmente em um nível físico mais do que em um nível de tênis, que eu estou ciente do que está por aí. Quando você joga tão pouco, você precisa de dias em quadra. Foi uma boa primeira rodada. Ele cometeu erros e eu, bem, joguei o jogo que tinha que jogar, sem muitos erros e o que posso mais ou menos controlar. Estou feliz pela vitória e por jogar aqui em casa", iniciou o espanhol.

"Não consigo sacar há alguns meses, então, embora esteja muito animado para jogar aqui e fazer da melhor maneira possível, muitas coisas podem acontecer, não vou fazer nada que esteja fora da lógica. Há momentos em que me sinto mais liberado e outros em que sou mais cuidadoso. Estou levando no dia a dia, curtindo o máximo que posso", completou ele que enfrenta na segunda rodada o australiano Alex de Minaur.

Questionado sobre sua análise de jogo, Rafa ainda comentou: "Sei de todos os momentos que passei, o quanto foi difícil para eu voltar a uma quadra de tênis em um nível competitivo, então sempre significa muito poder competir em um torneio, especialmente nesta fase da minha carreira. Poder curtir o jogar em casa com uma quadra cheia foi um momento lindo que eu desfrutei. Estamos numa situação em que não analisamos muito as coisas a nível tático. Infelizmente, há muitas coisas importantes antes de pensar sobre isso. O principal para mim é passar dias no circuito. Estamos tentando nos adaptar ao que está lá fora e competir com o que temos".

Questionado sobre suas possibilidades no torneio, Rafa preferiu manter o foco no próximo jogo: "Para mim o mais importante é que nada aconteça comigo. Talvez esta não seja a semana em que eu possa fazer tudo o que meu coração quer. O fato de jogar me deixa muito feliz, e ter vencido hoje, eu me permite jogar novamente amanhã, vou tentar não ultrapassar limites que possam ser perigosos. Do jeito que eu estava há uma semana, há uma mudança importante que me vejo como competitivo, e isso é o mais importante no esporte. as coisas mudam muito rapidamente. Minha mente sonha em aspirar muito, mas a realidade hoje é diferente. “Tenho que ser realista”", pontuou ele que enfrenta o australiano Alex de Minaur na próxima rodada.

Nadal foi questionado sobre o fato do grego Stefanos Tsitsipas ter o apontado como principal favorito em Barcelona e foi sincero: "É estúpido, convenhamos, ele sabe que não é o caso. Suponho que haja muito respeito pelo que tenho feito neste torneio, mas todos sabem que não sou mais um favorito para aspirar a vencer um torneio. Há simplesmente uma história por trás disso que pesa muito sobre os rivais. Até hoje não sou o favorito, talvez no jogo de hoje sim, é possível, juro que não tenho ideia se fui ou não. Eu também não me importei. Sei que amanhã não sou favorito, mas isso também não importa. São coisas para você, você tem que escrever sobre essas coisas, para mim é uma experiência jogar contra um jogador de alto nível. Será um teste para mim, veremos como reajo.” 
 
 

teninews.com.br
br.jooble.org