X

Ruud e sua lembrança após perder Roland Garros para Nadal: 'Estava de muletas'

Quarta, 20 de março 2024 às 14:53:17 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O 5º episódio de "All on The Table" (Tudo sobre a mesa), que reuniu os astros das disputas do Ultimate Tennis Showdown em jantares para conversarem sobre a vida, o esporte e sobre histórias traz o austríaco Dominic Thiem, o australiano Alex de Minaur e o norueguês Casper Ruud.



Na conversa em Oslo, capital da Noruega, onde disputaram o UTS em fevereiro, os tenistas conversaram sobre muitas coisas até que Minaur questionou os companheiros sobre como é enfrentar o espanhol Rafael Nadal em Roland Garros.

Anflitrião do jantar, Ruud que enfrentou o espanhol na final em Paris 2022 com placar de 6/3 6/3 6/0 jogou a conversa para Thiem: "Acho que ele tem muito mais a dizer, você chegou a vencê-lo no saibro", disse se dirigindo ao austríaco.

"Eu o enfrentei umas cinco vezes em Roland Garros... foi 2014, 2017, 2018 e 2019, foram quatro vezes", recordou o austríaco.

"Eu me lembro que você o superou em Roma, Madri e Barcelona", destacou Ruud que foi respondido: "Sim e em Buenos Aires". "Ah! Você o venceu algumas vezes", disse impressionado Ruud.

Dominic Thiem e Rafael Nadal se enfrentaram 16 vezes no circuito profissional, das quais seis foram vencidas pelo austríaco, quatro delas no saibro piso que é especialidade dos dois atletas.

"É em Roland Garros você precisar subir um degrau a mais. É um nível a mais para vencê-lo", disse sorrindo o austríaco. "As coisas vão ficando feia. Chega um momento em que você já não sabe mais como vencer pontos", seguiu ele.

Ruud então recordou a final entre Rafa e Thiem em Roland Garros 2019: "Eu lembro daquela final, 2018 ou 2019, uma dessas duas finais e você perdeu o primeiro set em 6/3 e eu pensei: 'Domi, não tem mais o que você fazer'. Vocês estava fazendo absolutamente tudo certo e ele tinha resposta pra tudo", recordou diante da concordância de Thiem.

"Daí você venceu o outro set em 7/5, o que foi impressionante, mas aí ele deu o jeito dele", pontuou Ruud.

Os dois tenistas discutiram sobre a tática de jogo de Nadal, que 'parece simples mas não é', afirmam. Ruud e Thiem destacam como o espanhol consegue explorar o backhand do adversário "não importa o que ele faça" e que além disso, o espanhol consegue afastar o adversário da linha de base e o forçar a jogar golpes altos. "Tudo se torna físico e para vencer, você precisa bater uma bola vencedora daqui (gesticula acima do ombro", destaca Ruud.

"O seu backhand fica estranho, longo... (de controle difícil). Ainda a movimentação dele, ele dá dois passos e define", pontua Thiem.

Minaur vai destacando as maneiras do espanhol bater as bolas e sua resistência física, quando Ruud recorda sua derrota em Paris para o espanhol: "Eu joguei contra ele quando ele nem conseguia andar. Ele tomou aquela infiltração localizada, aquilo foi uma loucura. Inclusive, eu o encontrei no dia seguinte a final e ele estava de muletas, saltando e andando. E eu perdi feio. Na noite anterior (a final) eu ainda pensei sobre o quanto poderia estar doendo, sobre que o que todo mundo estava esperando e poderia ser, talvez aquele dia. Todo mundo sabia que ele estava lesionado e ainda assim ele venceu todo mundo no caminho. Ele teve uma semifinal muito difícil contra Zverev, foram 3h e nem terminaram o segundo set. Se tivesse sido mais longo, quem sabe..."

Minaur interrompe brincando: "Aí ele teria desistido da final sem jogar".

A referência feita por Ruud é a semifinal entre Nadal e o alemão Alexander Zverev, que acabou sofrendo uma grave torção do tornozelo em quadra e abandonou a partida ainda no segundo set.

Confira o episódio na íntegra:

x

teninews.com.br
br.jooble.org