X

Há 21 anos Gustavo Kuerten alcançava o topo do ranking mundial de tênis

Quinta, 30 de dezembro 2021 às 16:29:57 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Há 21 anos, um brasileiro conseguiu algo praticamente impensável na época: alcançar o topo do ranking mundial de tênis. Em dezembro de 2000, Gustavo Kuerten chocou o mundo ao bater o favorito Andre Agassi na final do Masters de Lisboa em Portugal. O triunfo sobre o norte-americano fez com que Guga se tornasse o primeiro sul-americano a conseguir encerrar a temporada como número 1 do planeta.



Trajetória

 

No ano 2000, o brasileiro pegou uma sequência dificílima, já que em seu grupo além de Agassi, havia o russo Yevgeny Kafelnikov e o Sueco Magnus Norman. E em sua estreia na competição, Guga pegou Agassi, mas o florianopolitano acabou sentindo dores e solicitou atendimento médico, e em seu retorno à quadra acabou perdendo a partida.

Para o jogo seguinte, a condição física de Kuerten era dúvida, mas a vitória com folga contra Magnus Norman fez essa preocupação desaparecer. Logo depois, o brasileiro bateu o russo Kafelnikov em um jogo curto, que durou somente 1h9m. Com isso, Guga conseguiu sua vaga na semifinal, onde jogou contra Pete Sampras, tenista norte-americano que já havia derrotado o brasileiro em duas ocasiões.

Contudo, dessa vez o brasileiro conquistou a vitória inédita sobre o norte-americano e tinha pela frente Andre Agassi, que estava com a confiança nas alturas após vencer o número 1 do mundo na época, Marat Safin.

O florianopolitano entrou em quadra esbanjando confiança e realizou uma partida praticamente perfeita. Em seu segundo confronto contra Agassi, o brasileiro venceu o norte-americano por três sets a zero. Com o triunfo, Gustavo Kuerten consagrou-se como campeão do Masters Lisboa  com apenas 24, alçando voo até o posto de melhor do mundo.

Dessa forma, o tenista tornou-se um dos ícones do esporte nacional, ajudando a popularizar o tênis no país do futebol. E hoje, a modalidade, assim como o esporte que é paixão nacional, divide a atenção dos brasileiros nos melhores sites de apostas, onde qualquer um pode realizar seus palpites no evento esportivo da sua escolha. E o confiavel.com, ajuda os apostadores a selecionarem uma plataforma segura e que disponibiliza várias vantagens únicas para os usuários, desde bônus de boas-vindas a recursos exclusivos.

Antes de encabeçar o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Guga trilhou um longo caminho. Ele começou a jogar tênis ainda na infância junto ao seu pai, que faleceu quando o garoto tinha nove anos. A partir daí, começou a treinar profissionalmente durante toda a adolescência, e em 1995 estreou no circuito internacional. Pouco a pouco foi trilhando seu espaço e elevou o esporte a um dos mais amados pela população brasileira e até hoje influencia dezenas de novos atletas.

 

Djokovic é dúvida na ATP Cup

 

Número 1 no ranking da ATP, o sérvio Novak Djokovic ainda é dúvida para a ATP Cup. Desde segunda-feira (27) tem se especulado a não participação do jogador na competição de equipes ou do Aberto da Austrália. O torneio tem previsão de início para o dia 17 de janeiro de 2022, e alguns tenistas já desembarcaram em Sidney. Contudo, o sérvio de 34 anos, que é contra a vacinação, continua se negando a receber uma dose da vacina contra o Covid-19.

Ao que se sabe, 95 dos 100 primeiros colocados do circuito masculino já se vacinaram, pelo menos é isso que apontam os dados da ATP Tour. E os organizadores do Grand Slam afirmaram que todos os tenistas que quiserem participar da competição em Melbourne Park precisam estar imunizados ou ao menos possuir uma exceção médica dada por uma comissão independente de especialista. Até o momento, Djokovic não se posicionou sobre o assunto.

 

teninews.com.br
br.jooble.org