Medias
Medias

Jogue Melhor – Aprenda a jogar o Tie-break!

Compartilhe:

Por Prof. Paulo Muñoz, membro da USTA – Ao ensinar percebo que muitos jogadores, até de bom nível, se atrapalham ao encarar o tie-break. O desempate é como se fosse um jogo à parte, com suas peculiaridades que devem ser respeitadas.

 

Vamos ver como funciona. Em um game normal você pode perder até três pontos (0/40), se recuperar e ainda fechar o game no set. Em um tie-break você perder três pontos representa quase metade do total. -faltas têm um enorme.

 

A cada serviço no tie-break você tem apenas duas chances, em um game normal são três, isso faz com que o jogo vire a todo momento, você pode sair ganhando por 3 a 2, mas perdendo seus dois saques a situação se inverte com 4 a 3 dois serviços do oponente. 

DETALHES PSICOLOGICOS DO JOGO

O jogador precisa ter a consciência que se ele chegou até o tie-break é porque a partida está equilibrada e por diversos motivos ninguém está melhor que ninguém. Tenha confiança, repasse mentalmente as jogadas que te levaram até este momento, pense onde errou e onde acertou, onde seu oponente está mais fraco, procure usar que estejam funcionando melhor. Se o corpo der sinal de cansaço, evite demonstrar, abrevie as trocas de bola, use saques mais precisos, se for seu estilo suba à para definir o ponto mais rapidamente, use drives mais direcionados para o adversário se desgastar também. Mantenha a contagem em voz alta para pressionar o oponente.  

 

Mais um serviço de média velocidade do que arriscar demais a potência e cometer uma dupla-falta. Jogue o máximo de pontos com o primeiro serviço, ça com que o adversário mantenha o em seu na hora de devolver. Se o placar estiver mais favorável arrisque mais nas devoluções, consciente de que a pressão está com o adversário. Se o cansaço tomar conta de você lembre que está perto da vitória. 

 

Se o encontro for melhor de três sets e a contagem estiver 1 a 0 para você se lembre que é importante dar tudo para evitar um set a mais.

Controle os pontos, não deixe o adversário se distanciar, procure manter a contagem apertada em no máximo dois pontos de frente para o adversário, quanto maior a distância mais confiança ele terá para arriscar. Tente ganhar o próximo ponto caso perca o anterior. 

É importante incluir nos treinos a simulação do tie-break. Aplique as dicas e faça de seu tie-break um ponto forte.

 

 

 

UM ABRAÇO E ATÉ A PROXIMA DICA DO MUNÕZ

 

Sobre Paulo Muñoz

Prof. Paulo Muñoz (CREF) nº 10184

Membro da Associação Americana de Treinadores de Tênis USPTR, categoria Professional, desde1996.

Membro da (Associação de Encordoadores – USRSA) , matricula nº 28477  desde 1996

Curso nível I, II, III

Treinando atletas desde 1976.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?