X

Thiem derruba Nadal em batalha de 4h e vai à semi do Australian Open

Quarta, 29 de janeiro 2020 às 09:57:13 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Em um jogo de altíssimo nível, o austríaco Dominic Thiem dominou seus fantasmas contra Rafael Nadal nesta quarta-feira para garantir vaga na semifinal do Australian Open pela primeira vez em sua carreira.

 



Leia Mais: 

Nadal pode perder liderança do ranking para Djokovic

Austríaco destaca variação tática em vitória contra Nadal

 

O número cinco do mundo superou o espanhol líder da ATP por 3 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/3) 7/6 (7/4) 4/6 7/6 (8/6) após 4h10min de duração na lotada quadra Rod Laver.
Esta foi sua primeira vitória sobre Nadal em Grand Slams em seis confrontos. O espanhol tinha vencido quatro delas em Roland Garros, as duas últimas finais, e uma no US Open em cinco sets em 2018. No total Nadal lidera por 9 a 5. 
Thiem só havia chegado nas oitavas em Melbourne até esta edição e terá a oportunidade de alcançar sua terceira final de Major contra o novato em semis de Slams, o alemão Alexander Zverev, sétimo, que bateu Stan Wawrinka em quatro sets. Dominic lidera por 6 a 2 e nos dois encontros em Majors venceu, ambos em Paris.
O jogo
Muitas trocas intensas de bola,alta qualidade nos pontos, Thiem e Nadal bem agressivos. Rafa sacou para o set com quebra, teve set-points, mas Thiem se recuperou, quebrou e levou ao tie-break. Nadal começou na frente, mas rapidamente o austríaco virou e jogou muito no fim para fechar por 7/6 (7/3).
No segundo set o natural de Manacor abriu 4/2 com quebra, mas Thiem abusou da potência no backhand, devolveu a desvantagem e levou a mais um tie-break. Uma miniquebra conquistada no fim e um lance de sorte com bola na fita pingando na quadra do espanhol deram o set ao austríaco por 7/6 (7/4).
Na terceira etapa, jogo parelho saque a saque e desta vez Nadal conseguiu a quebra e o set em pontaço forçando o erro do rival por 6/4. Vibrou muito o espanhol.

Thiem livrou um 15/40 logo no começo do set e no game seguinte conseguiu se aproveitar de erros de Rafa para quebrar. Ele abriu 3/1 e foi consolidando seu serviço com eficiência até sacar em 5/4. Ele serviu apenas com o segundo serviço, deu dupla-falta, cometeu erros e permitiu a virada do espanhol para6/5. Em novo tie-break o austríaco abriu vantagem de 6 a 4, desperdiçou os dois, um com erro não-forçado e outro com bola desafiada por Nadal em lob que pingou fora. Só que Thiem aplicou linda passada no 6 a 6 e contou com erro do espanhol para fechar por 7/6 (8/6).