X

Após polêmica, Federer manda tirar do ar homenagem a locutor australiano

Quinta, 28 de maio 2020 às 14:56:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Aparentemente sem o intuito, o suíço Roger Federer entrou em uma polêmica ao participar da homenagem a um dos mais antigos locutores de rádio da Austrália, Allan Jones. Federer gravou um vídeo de despedida para a Sky News local e gerou revolta.



Jones entrou em diversas polêmicas ao longo de sua carreira, que foi marcada por 35 anos à frente do programa que levava seu nome. O locutor é um conservador alinhado com a extrema direita australiana, apesar de assumir-se apenas como "conservador". 

No exercício de sua atividade, Jones é conhecido por proferir falas machistas e misóginas, das mais recentes quando referiu-se à primeira ministra da Nova Zelândia, Jacinta Ardem, como uma "completa palhaça" e mandou um recado ao primeiro ministro australiano, Scott Morrison, que no encontro com a vizinha "fizesse críticas merecidas" e posteriormente "lhe enfiasse uma meia goela abaixo" para que Jacinta não falasse mais. Na ocasião, até Morrison criticou a postura do locutor.

Allan Jones  também já fez inúmeras falas contra o povo aborígene e seus descendentes. Os aborígenes são os povos indígenas da Austrália e de outras ilhas da Oceania. As falas racistas de Jones incluíam "esterilização" dos aborígenes, encorajamento a discursos de eugenia, perfilamento racial e até discursos sobre a supremacia branca.

Em outro episódio lamentável, Jones sugeriu que os ouvintes se reunissem para "dar uma surra" na então primeira ministra do país, Julia Gillard.

Na programação da Sky News, não apenas Roger Federer como também o campeão olímpico Usain Bolt gravou vídeo de sua casa parabenizando Jones por sua carreira e agradecendo as entrevistas que fizeram juntos.

Após a veiculação do vídeo, os fãs do suíço encheram suas redes sociais o criticando e em muitos casos "avisando" que "Jones não é uma boa pessoa".

Em resposta, o próprio tenista ou sua equipe, não é sabido de quem partiu a decisão, solicitou que a Sky News retirasse de seu site o vídeo em que ele fala a Jones. O vídeo então foi retirado do site, arquivo e redes sociais do canal, mas preservado por alguns fãs.

Confira a homenagem de Federer:

banner
banner